quarta-feira, março 07, 2012

Emaús



Um dia, me acordei com esse nome na minha mente...Emaús.
Sabia que já conhecia essa palavra por ler a Bíblia, mas exatamente o que significava ou em que passagem eu tinha lido, não lembrava-me mais, apenas a conhecia. E vasculhando na minha memória, deduzi que seria o nome de um deus pagão. Sei lá!!!Algo desse tipo, rsrs. E não ficando satisfeita fui procurar e encontrei essa passagem, que está apenas no Evangelho de Lucas. E pra minha surpresa, não era nada de deus pagão, era o nome de uma cidade, a qual, dois discípulos de Jesus voltavam de Jerusalém para essa cidade onde moravam. Confesso que sorri sozinha e comecei a ler. Ficou marcada em mim, essa história...
Já fazia três dias que Jesus tinha morrido , e já ressurreto, mas ainda não sabiam. Fiquei imaginando a tristeza daqueles dois homens, falando da morte de Jesus.
Num determinado trecho da estrada um homem se junta a eles e pergunta sobre a conversa. Eles não reconhecem Jesus e contam-Lhe os acontecimentos. E Jesus responde: “Como vocês custam para entender...”. Então Ele explica didaticamente tudo o que estava acontecendo, a morte, ressurreição, profecias, etc. Os dois escutam admirados, mas não reconhecem o Mestre. O que me impressiona é que eles eram seus discípulos e não O reconhecem. Caminham quilômetros juntos. Ao chegarem em Emaús convidam o homem para entrar. Jantam. Somente quando Jesus divide o pão é que eles percebem que é o Mestre. Ele, então, desaparece de suas vistas.
Interessante que caminhavam e conversavam sobre suas desilusões. A tão sonhada libertação não existia mais. A esperança da salvação, para eles estava tão distante. Só Emaús que estava perto.
Quantas vezes, passamos por isso, quantas esperanças, sonhos, numa fração de segundos, evaporam. Achamos que o Senhor deu um tempinho, está muito ocupado e nem se lembra mais daquele problema, que só Ele pode resolver...
E quando  menos esperamos, Ele está ali, bem perto, do nosso lado. Enquanto vem as necessidades, as enfermidades, as calúnias, os maus tratos, pessoas que se acham melhores porque possuem algumas qualidades a mais que você. Tem uma casa melhor, um carro do ano...e tudo isso é tão fútil, é tanta pobreza de espírito. Esquecem que o melhor está invisível, mas é real. A presença de Deus na tua vida que é importante, pois, sem Ele nada podemos fazer...
Que alegria que sinto, quando penso nessa verdade. Não estamos sós não, jamais! Ele está apenas observando o que você fala, pensa, ao seu respeito. Ele quer ser reconhecido, quer ser adorado e glorificado. Mesmo que você em alguns momentos não reconheça a Sua presença, Ele está ali, bem perto.
Eu me envergonharia, se eu fosse um daqueles discípulos, que também andavam com Jesus, entre a multidão e Ele tão perto e irreconhecido. Mas isso não levaremos em conta. Vamos ficar com o melhor da passagem... Antes de Jesus ser reconhecido, eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles. E foi no partir do pão, que Ele deixou ser reconhecido.  É na comunhão com o seu irmão, que Jesus também é reconhecido. É na bondade, na humildade para com os outros.
E finalizando, quando um falou para o outro : Porventura não ardia em nós o nosso coração quando, pelo caminho, nos falava, e quando nos abria as Escrituras?Lucas 24:32
E da mesma forma é assim hoje, quando abrimos o nosso coração, mente, visão para a Palavra de Deus. Quando damos espaço pra Ele reinar em nossas vidas.
Ele nos fala de uma forma tão linda, que sentimos um ardor no nosso coração, que não queremos estar mais em outro lugar, que aquele momento perdure por muito tempo. Porque Deus tem palavras de vida, de amor. E é impossível viver sem querer sentir esse renovo que a sua Palavra traz. Basta darmos oportunidades para que o Senhor entre e jante conosco e que possamos pedir, de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, que Ele não se vá das nossas vidas.
Fique conosco Senhor, até os confins da terra! 

"Fica Senhor, já se faz tarde
Tens meu coração para pousar
Faz em mim morada permanente

Fica Senhor, fica Senhor, meu Salvador"

Caso queira meditar na Palavra de Deus, essa passagem está em Lucas 24, 13-35


Um abraço meu querido(a).

Um comentário:

  1. Olá!Bom dia!
    pode acreditar...só agora, estou tomando conhecimento desta palavras...bem descrito por vc!
    Obrigado
    Boa semana!
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir

Esse cantinho é só seu...Fique à vontade!!!