sábado, abril 03, 2010

"Um quilo de sal"



Quando pensei em voltar a escrever um pouco nesse diário , pensei em vários temas, mas um ficou, ficou e resolvi falar sobre. O que venho aqui discriminar é sobre “o sal”. Quando comentei com o meu esposo sobre a escolha, ele olhou pra mim, sem entender muito bem, porém, um dia, estávamos numa pizzaria e como sempre, temos momentos muito gostosos de colocarmos o papo em dia, de maneira mais tranquila, sem a correria do dia a dia e expliquei-lhe qual o meu objetivo e de imediato, concordou comigo.
Então, vamos lá...
O sal tem vários significados, tanto em termos bíblicos ,como termos domésticos.
Biblicamente posso falar sobre o texto que se encontra em Mateus 5:13 : “Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens" ...O próprio versículo fala por si, Jesus nos passa que somos o verdadeiro sal da terra, ou seja, somos o que há de melhor e mais valoroso – ninguém consegue viver sem o sal, mesmo os hipertensos, os gados e qualquer ser vivente não sobrevivem sem ele. Sabemos também que em várias regiões do planeta é grande a escassez deste minério e que ainda é de grande valor nestas regiões. Imagine então, na época em que foi dito este versículo? Deus nos passa que somos especiais, que Ele nos ama, nos quer, Ele precisa de nossa verdadeira adoração, que quer que sejamos um verdadeiro sal, com sabor e capacidade para temperar, de mudar e melhorar toda refeição. Ninguém gosta de comer sem o sal, é insuportável! Se a comida não for temperada seu destino será o lixo e se a comida foi temperada numa alta dosagem, esta com certeza será lançada também ao lixo. Deus nos fala que somos o sal da terra, precisamos ser moderados na medida do sal. Termos um sabor agradável.

E noutro termo, o doméstico, passei a observar o quilo de sal na minha casa. Como demora a acabar... É um dos itens mais usados, porém, sem muitos aplausos. Ele está ali no saleiro, usado constantemente, mas repito... sem aplausos. É o principal tempero na cozinha. Mas a minha conclusão é a seguinte: ...quantas coisas acontecem, enquanto a gente ingere um quilo de sal...quantas bênçãos nos são concedidas, lutas, vitórias...
Estava no msn com uma prima de Goiânia, a Jaqueline ( rsrs) e naquele diálogo gostoso de vários minutos, fiz um comentário : " pra conhecermos bem uma pessoa, precisamos no mínimo comer um quilo de sal com a mesma, normalmente, temperando diariamente". Porque o quilo de sal demora tanto a acabar... Quantas coisas ela ( a Jaque) e o esposo viveram , enquanto aquele quilo de sal estava ali , no saleiro da cozinha dela. Quantas coisas ela vive hoje e aquele quilo de sal lá, ainda...
Quanto carinho, afeto ou desafeto, sinceridade, reciprocidade, respeito, amor, as pessoas demonstram uma a outra, nesse intervalo de tempo? A minha mãe é extremamente sábia, sempre tem seus ditos e esse , do sal, sempre eu a ouvia falar (... pra conhecer alguém, precisa comer um quilo de sal , juntos).

Tiro do cotidiano, esses pequenos detalhes, gosto de observar as pequenas coisas e delas , tirar as grandes. Não é paranóia, mas sempre quando estou usando o sal, lembro-me disso. E penso : "...nossa, quantos quilos de sal, eu e o meu marido ingerimos, durante 8 anos?".Quantas coisas boas, saborosas, quanta alegria e quantos dias de lágrimas, tristeza. Por problemas de saúde, de entes queridos e muito próximos ou sei lá o quê... tantas coisas aconteceram . E o bom dessa história toda, é saber que o Todo-Poderoso, O Onipresente, Onisciente e Onipotente, estava ali, junto, na alegria, na angústia, na vitória, na derrota, em todos os momentos, dando-nos força e falando sempre através da sua Palavra e acontecimentos : "Ei, estarei convosco, todos os dias, até a consumação dos séculos."
E esse papo gostoso que tive naquela noite com a minha prima, me incentivou a postar sobre o sal.
E você, que agora ler, comece a observar os acontecimentos, enquanto ingere um quilo de sal. E comece a agradecer a Deus, por tudo que observar; porque na sua Palavra fala: "Em tudo dai graças. I Tes. 5:18"



Um abraço bem saboroso...

4 comentários:

  1. A vida passa tão rápido. E muitas vezes deixamos passar os detalhes... E realmente qual é a graça de comer uma comida sem sal ou conviver com uma pessoa sem sal (sem graça). Queremos ter pessoas felizes ao nosso lado, que nos fazem bem, que nos faz rir... e isso prima... isso eu encontro em você!! Não que eu queira você por perto só pra me levantar...mas você faz isso tão bem... e eu fico tão maravilhada no Senhor por poder conhecer você, conviver e fazer parte de sua vida e ser sua prima...nossa ser SUA prima, isso é perfeito!!! Sou grata a Deus por ter colocado você em minha vida... e não tem nem como falar que não somos parentes....esse rostinho redondo que temos não tem como esconder...rsrs.. Obrigada por ter entrado em minha vida e por ser essa pessoa tão ungida e usada pela mão do Senhor. Você é toda linda... TE AMO...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei lisongeada com sua palavras , extremamente carinhosas. Você não percebe,mas faz-me um bem enorme. E é muito bom, saber que nós , em nossa família, temos pessoas especiais e principalmente tementes ao Deus Vivo, porque esse amor que sentimos é dado por Ele. Você é muito LINDA e querida por mim. Espero que consigamos comer vários e vários quilos de sal e permaneçamos nesse amor, verdadeiramente.
    UM ABRAÇO BEEEEEEEEEEEM APERTADO.
    AMO-TE!!!

    ResponderExcluir
  3. Quero também deixar meu comentário aqui. Prima, li seu ponto de vista sobre o "sal", achei o máximo. Comer um kilo de sal com alguém ñ é fácil, mas mais dificil ainda, é comer um kilo de sal sozinho, graças a Deus, temos uma família que está pronta pro que der e vier, viemos de uma família humilde, mas com pessoas de fibra, pessoas guerreiras, pessoas que batalharam e conquistaram seu lugar. Sou feliz por te conhecer. O Senhor é contigo mulher. Bjo no coração.

    ResponderExcluir
  4. Amém!!!!
    Prima querida, obg pelo comentário. E é isso mesmo, apesar dos "defeitinhos" da nossa família, a mesma está cheia de gente boa. São bênçãos do Senhor. E o Senhor é contigo tb, "pequena grande mulher", rsrs.
    Amo vc, mesmo sem te conhecer.
    Fique na paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir

Esse cantinho é só seu...Fique à vontade!!!