quarta-feira, setembro 30, 2009

A biblioteca da Jéssica...

Vou começar essa postagem, explicando quem é a Jéssica.
Ela é linda, inteligente, tem 12 anos, é irmã da Daniela, minha prima-irmã, mora em Monteiro/PB.
O que achei interessante foi a atitude da Jéssica, porém hoje, com o avanço da informática e da internet, onde tudo é tão fácil de se encontrar, de pesquisar, de ler, ela apareceu com a idéia de fazer uma biblioteca na casa dela. São poucos os adolescentes com essa coragem!!! Eles nem gostam de ler, nem tampouco escrever, têm a mente voltada pra outros assuntos, querendo descobrir "outras coisas". Escrever certo, que nada!!! Existe a escrita do orkut, é mais fácil e mais errada. E a Jéssica, até pode usar essa escrita, e às vezes, nós mesmos a usamos por praticidade, porém, a Jéssica tem um objetivo, não deixar morrer o bom ato de ler, ler um bom livro, seja ele, contos de fadas, literatura, romance, ficção, etc. Ela ganhou alguns livros infantis de uma religiosa, do Colégio das Lourdinas, onde estuda. E tem uma turminha que vai lá, na casa dela, pega um livrinho, ler, devolve e pega outro. O maior baratinho!!! Tem até um fichário com assinaturas dos leitores...
Fiz questão de postar isso, pois, achei de uma inteligência e disposição... que nem todo mundo tem.

Espero que a pequena Jéssica, não deixe de incentivar a leitura, contudo, só tem a ganhar...

O ato de ler expande o leque de experiências do ser enquanto criança ou adulto, percebendo novas formas de conceber o mundo e a si mesmo. São múltiplas as possibilidades de abertura de horizontes quando o ser se apropria do ato de ler,"ler, como um ato de estudar, não é um simples passatempo, mas uma tarefa séria, em que os leitores procuram clarificar as dimensões opacas de seu estudo” (Freire, 1992:87).


"Lemos, intensamente por várias razões, a maioria das quais conhecidas: porque na vida real, não temos condições de "conhecer" tantas pessoas, com tanta intimidade; porque precisamos nos conhecer melhor; porque necessitamos de conhecimento, não apenas de terceiros e de nós mesmos, mas das coisas da vida", argumenta Harold Bloom. Embora considere "a busca de um prazer sofrido" como o principal motivo quando se lê. São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao que lê”.
O livro que entra em nossa vida, portanto, já não é mais o mesmo: já deixou de ser estático num canto da estante; agora, ele, descortinou novos horizontes para nós; já nos enriqueceu um pouco mais; já nos tirou da ignorância verbal e oral; já nos transformou; já nos cativou; já se tornou responsável por aquele que cativou.

Ah! Bendito os que semeiam livros ... livros a mão cheia ... e faz o povo pensar ... em verso cantava Castro Alves e, se bendito são os que semeiam livros, abençoados são os que lêem, os que pensam, os que informam, os que se informam, os que transformam, os que se transformam.
E não poderia deixar de citar o principal Livro: a Bíblia Sagrada.
Algumas pessoas conhecem assuntos diversos, mas ignoram o conteúdo da Palavra de Deus.
Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia! (Sl 119.97).
Estudar a Bíblia não é apenas lê-la. É aproveitar lições preciosas para o crescimento espiritual, extraindo alimento para a alma. A Bíblia é o Livro de Deus. Ela é a mensagem de Deus para todas as pessoas, em todos os tempos, em todos os lugares. Deus amou o mundo. “[...] Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade” (1 Tm 2.3,4). A Bíblia é a revelação especial de Deus para a humanidade. Ainda que seja o livro mais editado, no mundo, ao longo dos tempos, é, ainda, o livro menos conhecido de muitos povos e nações. O desejo de Deus é que a sua Palavra chegue a todo o ser humano, para que seja lido, apreciado e estudado. CPAD
Seja um leitor, mas não deixe de ler a Bíblia, pois é o livro mais sábio e completo que existe...
Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Sl 119:105
Escondi a tua palavra no meu coração , para eu não pecar contra ti. Sl 119:11

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Esse cantinho é só seu...Fique à vontade!!!