“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai. O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” - Romanos 8:14-17
Prometi a alguns amigos que iria postar algo sobre adoção, pois, ultimamente eu e o meu marido vivenciamos uma pequena experiência nesse âmbito. E existia uma torcida, sim. Quem tem filhos, sabe que eles são bênçãos de Deus e queriam muito ver-nos abençoados dessa forma, sendo pais.
Por alguns meses ganhamos um bebê, que ainda não nasceu, de uma jovem, lá do Nordeste, que tem 4 filhos e está grávida de mais um. Só que numa situação deplorável, tanto na parte material como na parte psíquica. Ela sendo usuária de crack ( até então, não sabíamos), com uma situação difícil de criá-los, envolvida em vários campos errados e está sobre a mira do Juizado de Menores, por não ter condições de dar uma condição favorável para os pequenos. Mais uma vez, está prestes a perder a guarda dos filhos. E eu tive oportunidade de conhecê-los e nessa visita, ela me prometeu esse bebê e como não temos filhos ainda, aceitei, por que sempre quis adotar uma criança, mas uma criança que realmente estivesse dentro das escolhas de Deus.
Começamos uma história de amor, com esse pequeno, que não se encontrava no nosso meio e nem tampouco, no mesmo estado. Vivenciamos a alegria de esperar um filho, muitos planos, etc. E o interessante é que chegou um certo momento, que nos deparamos com uma frieza, uma dúvida e ficamos preocupados com esse sentimento, então, como todo e qualquer cristão, fomos buscar a resposta do Senhor. E começamos eu e o meu esposo, uma campanha de oração em prol dessa adoção. Queríamos muito entender o que realmente o Senhor achava disso tudo, por que desde o nosso namoro, casamento e até os dias de hoje, sempre buscamos as respostas Dele, pra nossas decisões e graças a Ele, até agora estamos indo muito bem. E não era à toa que mais uma vez buscávamos a resposta certa.
Adoção é coisa muito séria! Receber uma criança que não saiu das tuas entranhas, que irá ficar conosco pro resto das nossas vidas. Ela tem sentimentos, caráter, índole, personalidade e temos que abraçar essa criança com tudo que ela traz. Teríamos que ter um amor incondicional. Criança que não teria nada, nada a ver conosco, mas seria o nosso primogênito.
E foram três meses, nessa espera de uma resposta do Senhor, nessa nova experiência, que até que um dia, Deus nos deu a resposta : "Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de ti será gerado, esse será o teu herdeiro."Gênesis 15.4. Falado e confirmado ao meu esposo. Deus é fiel!!!
E pra confirmar ainda mais, liguei pra avó desse bebezinho , que era a única que estava querendo demais que eu o trouxesse pra cá. Quando liguei pra ela antes de falar da nossa desistência, ela já foi falando que não seria esse o nosso bebê. Achava melhor que eu pegasse outra criança e começou a falar os motivos, os quais não são necessários serem citados aqui. Resumindo a história toda, o bebê não será nosso, primeiramente por que não era da Vontade do Senhor e segundo, creio que essa criança virá pra fazer diferença na vida daquela jovem mãe, que precisa ter uma mudança, mudança de vida, de perspectiva. Eu e o meu marido estamos totalmente em paz, como se nada disso tivesse acontecido. Porque é assim que o Senhor faz, quando Ele responde, nos deixa a sua paz, a paz que excede todo o entendimento, nos nossos corações. Apaga aquele sofrimento que a dúvida e a incerteza trazem.
Certo que muitos ficaram tristes e até então, não entenderam a nossa decisão, mas cabe a nós eu e o meu marido, sabermos que foi o próprio Deus que nos deu a resposta. A Palavra de Deus nos deixa bem claro isso : "Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra." Mateus 7:8. Pedimos a sua resposta e recebemos o que buscamos. Mediante de toda essa situação, glorificamos ao Senhor, mais uma vez, por nos responder, segundo à sua Vontade.
E quero deixar aqui, o que li num artigo de um homem de Deus, em relação a adoção e falou muito ao meu coração e cheguei à uma conclusão : somos humanos e a nossa sabedoria está muito abaixo da sabedoria do Senhor.
Como a adoção por Deus excede a terrestre
:
- O homem nunca adota seu próprio filho, mas Deus só adota quem já foi feito Seu filho. Joã 1:12 + (Rom 8:15-16 e 8:23, acima).
- O homem sem filhos só se satisfaz ao adotar um, mas Deus tinha um Filho amado (Mat 17:5 [= Mat 3:17]) antes de nos adotar.
- O homem usualmente adota quem tem as melhores características, Deus só adota miseráveis pecadores, os que se vêm como os piores de todos 1Ti 1:15; Rom 3:10-18.
- O homem nunca pode dar sua natureza a quem adotar, Deus sempre a dá, dá mesmo a mente de Cristo 1Cor 2:16.
- O homem às vezes pode anular a adoção que fez, Deus nunca o faz, Seus adotados estão absolutamente seguros. Num 23:19; Rom 11:29; 2Ti 2:13;
Glorifico a Deus, por ser sua filha, mesmo por adoção. Ele me ama incondicionalmente, perdoa os meus pecados e quer me dar a Vida Eterna...
Nós, precisamos aprender muito ainda, pra adotarmos um pequeno ser. E será no tempo de Deus, apenas.
Um abraço e até mais!!!