quinta-feira, agosto 27, 2009

O Bambu...


Hoje resolvi fazer um comentário sobre aqueles email's, mensagens reencaminhadas, que sempre recebo...Algumas amigas: Josefina, Sandra, Suzy, Adélia, Taninha, Micheline, enfim, sempre algumas mandam-me mensagens, entre tantas, lindas... reflexivas... e engraçadas, rsrs. E falo sinceramente pra elas que aaaaaaaaaamo recebê-las, leio todas e repasso várias. Muitas mensagens me fazem um bem ...Guardo todas!!!
Se observarem nesse diário, sempre aqui acolá, deixo uma ilustração, um texto, por que sempre gostei de ler e guardá-los e algumas vezes envio para alguém. Lembro de um fato e queria deixar registrado aqui...
Um dia conversando com uma amiga, descobri que ela também gostava de ilustrações e resolvi pegar algumas do meu arquivo e fazer uma pasta pra ela. Não sabia que surtiria tal efeito. Nossa!!!Ela ficou tão feliz, que de imediato ligou pra mim, agradecida e até chorou...Não esperava que iria deixá-la muito feliz. Soube também que sempre que tinha oportunidades, ela as lia na igreja que frequenta. Que bom...pelo menos ela gostou e soube aproveitá-las de alguma forma. E sempre há alguém que precisa ouvir uma dessas mensagens, que nos emociona, com o ponto de vista do autor. E falando nessa amiga, tem um texto que chamou não só a minha atenção, como a dela também, chama-se 'O Bambu'. Irei discriminá-lo abaixo, porém, queria comentar sobre. Diz respeito àquelas pessoas, que tem um chamado especial para com Deus. Pessoas que num determinado momento da vida, busca algo maior com Ele, deixa alguns fatores, que não satisfazem mais, por algo melhor a ser vivido, fazendo uma doação de si mesmo. Fazendo uma entrega da sua vida, como sacrifício perfeito e suave. Independente do seu estado civil, emprego, cor, raça, regionalidade. É quando sente uma vontade enorme e diz: 'Eis-me aqui Senhor!', em qualquer circunstância. E não posso esquecer de comentar que não é nada fácil fazer essa entrega. Fico feliz, porque essa minha amiga encontrou-se nesse texto, transpôs a sua vida para estória do bambu. E vejo várias pessoas, que já passaram por mim e ainda passam e vivem assim. Conheço pessoas que não conhecem a estória do bambu, mas é como se a conhecessem e vivem como tal, por isso, dedico essa postagem a esses homens e mulheres de Deus, que levam a bandeira das Boas Novas a muitos necessitados, espiritualmente. Que sejam sempre canal de bênçãos para muitos!!!
Já que você leu até aqui, leia o texto abaixo e você vai entender melhor a vida desses meus amigos...

O Bambu ...A leste de um País muito distante, e que era centro de grande reino, havia um jardim. O dono, Bem-Davi, gostava de passear naquele jardim ao calor do sol do meio dia. Admirava o viço de cada vegetal e o colorido das flores, que inebriavam o ambiente. Entre todos, porém, o que mais cativava Bem-Davi era um imponente bambu, o qual se tornara para o dono a mais bela e estimada de todas as árvores e plantas do jardim.
O bambu que, dia a dia, se adornava de nova beleza, estava ciente de que seu senhor o amava e tinha nele sua maior alegria.
Certo dia, Bem-Davi achegou-se muito pensativo, para bem perto de sua planta de estimação. O bambu, que tinha profundo respeito e veneração por seu dono, inclinou-se em humilde imponência até o chão...Aí estava ele como um submisso, mas sem jamais sonhar com o plano de seu senhor. Era o começo para um diálogo de grande significação. O primeiro a tomar a palavra foi o Bem-Davi:
- Querido bambu, eu preciso de ti...
O bambu, cujas folhas balançavam suavemente ao sopro do vento, estava feliz, por ter chegado o momento de fazer algo para o qual fora criado. Era, pois, momento muito especial de sua vida. Respondeu, então, baixinho:
- Senhor, estou pronto!... Faça uso de mim para o que quiser!
Com voz grave e fixando o olhar nele, disse-lhe Bem-Davi:
-Bambu, ...somente poderei fazer usar-te se eu te podar...
O bambu, estremecendo, exclamou:
- O senhor quer podar-me? ...Eu lhe peço, por favor, não faça isso! ...Deixe minha figura como está, veja como todos me admiram!
Bem-Davi, com a voz mais grave, mais imperiosa, retrucou:
- Meu terno bambu, não importa se és admirado ou não...devo podar-te, pois doutra maneira não poderei fazer uso de ti!...
Houve um momento de suspense...No jardim tudo se aquietou. Até a brisa reteve a respiração. Aquele silêncio questionava... E o belo bambu inclinou-se, numa aceitação quase forçada, e suscitou:
-Senhor, se não pode fazer uso de mim, sem eu passar pela poda, então faça comigo o que quiser!
-Meu querido bambu, devo cortar-te também as folhas...
-Minhas folhas? Será possível? Preserva-me deste mal. Destrua minha beleza, mas deixe-me as folhas!
- Meu querido bambu, devo cortar-te também as folhas. Sem cortar tuas folhas não poderei usar-te.
O ambiente parecia atemorizar-se. O sol escondeu-se uma borboleta afastou-se depressa...
E o bambu, ainda trêmulo, disse a meia voz:
- Senhor, pode cortar minha folhagem!
- Meu querido bambu, isso ainda não me basta, deverei cortar-te pelo meio e tomar também teu coração. Se assim não fizer, não poderei fazer usar-te.
A exigência chegara ao extremo. E o bambu disse:
- Como poderei viver sem coração?
- Só posso repetir. Deverei tomar teu coração, caso contrário, não servirás para meu uso!
O bambu inclinou-se até o chão:
- Senhor, corte e divida...
Então Bem-Davi desfolhou o bambu, decepou seus galhos, partiu-o em duas partes e arrancou-lhe o coração.
Levou-o para os campos ressequidos a uma fonte de onde brotavam águas cristalinas. Ali deitou, cuidadosamente, o seu querido bambu. Ligou à fonte uma extremidade do tronco partido e a outra foi fixada no canal dos campos.
A fonte entoou uma bela canção e as águas borbulhantes precipitaram-se alegres sobre o despedaçado bambu até o canal, de onde puderam transbordar sobre os campos ressequidos, que tanto suspiravam pelas águas. Fez-se, então, o plantio de arroz. Os dias foram passando... a terra continuava recebendo água da fonte, através do bambu. A sementeira cresceu , deu frutos e veio o tempo da colheita. O deserto torna-se oásis.
Assim o esbelto bambu de outrora transformou-se em grande bênção em seu aniquilamento. Desempenhou função vital, tornando-se útil. Enquanto era grande e belo servia somente a si, alegrava-se com sua própria beleza, mas, na doação, tornou-se canal do qual o senhor se serviu para tornar fecundo o seu reino. Muitos viveram do bem que emanava do novo canal. Foi do aniquilamento que surgiu a vida. Foi da humilhação que surgiu o amor.
- Senhor, em minha vida: toma, corta, divide para melhor servir a meus irmãos...

Que você também possa sentir vontade de ser um 'Bambu' nas mãos do Senhor, basta apenas ter coragem!!!
Abraços e até breve!!!

terça-feira, agosto 25, 2009

O beija-flor...


Resolvi postar esse texto, em homenagem a uma amiga ...Regina, que vivia esperando um jumentinho, rsrs, agora espera um beija-flor...E através dela, li essa ilustração no seu orkut e conversamos ontem por hora e meia, a respeito desse difícil beija-flor, que só ameaça em aparecer e nunca dar sinal de vida trazendo o seu pólen. Espero que esse beija-flor, venha aparecer de verdade na vida dela, a partir de amanhã, rsrsrs.
Era uma vez um beija-flor que vivia procurando uma flor.... mas não qualquer flor, tinha que ser especial, notável. Visitou vários jardins, conheceu muitas flores, belas e formosas, mas seu pequeno coração almejava algo maior, não que as flores fossem vazias, pelo contrário, muitas estavam cheias de néctar, mas ele não se sentia bem e com seu bater de asas saia voando para outros jardins... Em terra distante, cansado de voar, querendo apenas descansar o beija-flor resolveu parar... Era um jardim vazio como nunca tinha visto antes.... E no meio dele tinha a flor miúda e murcha, e perto dela ele chegou.... Ela se disse magoada e cansada de sofrer, sozinha estava a espera de um único amor... Um único beija-flor. Ele pra ela deu carinho e afeto, a fecundou com o pólen do amor e a flor na mais linda se tornou... Com o tempo o jardim rico e cheio de vida ficou. E o beija-flor só para ela se entregou. A flor pediu para que o beija-flor prometesse que não visitaria mais nenhuma flor, que não voaria com seus amigos e seus insetos não caçaria mais... Deslumbrado com a beleza da flor e a riqueza de seu jardim, acreditando que só dela poderia viver, o beija flor concordou... E ali ficou, nunca mais voou para outro lugar. Fazia tudo pela flor, trazia água, fazia sombra em dias quentes, a protegia dos ventos da vida, velava seu sono.
Um dia porém a flor seu néctar negou. Sem saber o que fazer o beija-flor perguntou: - Por que? A flor respondeu: - Suas asas trazem pó e sujeira para minhas pétalas, me sinto suja quando você vem... O beija-flor não podia acreditar naquilo que ouvia... Não sabia mais pra onde ia.... Sentiu-se culpado pela perda, sentiu-se pequeno e se entregou a essa dor. Suas asas, depois de tanto tempo sem voar, já não suportavam seu peso, e dali não podia sair... Sem o néctar não tinha mais energia e conseqüentemente não podia caçar seu alimento... Foi perdendo as forças e acabou no chão, sobre a sombra de sua ex-flor, ali no chão, suplicou, mas a flor não ouviu, aos seus apelos não escutou. Ele pediu néctar para alçar mais um vôo, mas a flor simplesmente negou e no frio e ao relento ela o deixou. Quase que desacordado o beija-flor escutou uma voz suave a lhe chamar: - beija-flor, beija-flor... Ele ao se virar observou um velho amigo que há muito tempo não via, outro beija-flor... Ele lhe trazia um pouco de néctar, com aquilo o beija-flor novamente voou, foi um vôo pequeno, mas em outro jardim ele chegou, cansado próximo ao chão ele pousou e uma flor de campo ele encontrou. A flor do campo a ele seu néctar ofereceu... O beija-flor que tinha se esquecido de voar, pela outra flor sua vida ele deixou de levar, mas para aquela simples flor do campo ele resolveu se entregar... Ela jamais lhe pediu algo em troca, e ele finalmente pode compreender a diferença entre a privação e a doação.
Hoje ele ainda esta reaprendendo a voar, mas felizmente ele encontrou aquilo que no princípio estava procurando, algo maior, que não estava na beleza nem na riqueza, mas que se encontrava na pureza e na simplicidade de uma flor do campo, o amor verdadeiro.

Esperamos sempre o amor verdadeiro, até pensamos que nunca vem, contudo, quando menos esperamos ele aparece e vem com características que só quem ama, sabe discernir a sua autenticidade. Podemos decifrá-lo (o amor verdadeiro), com várias simbologias e muitos demonstrarão muito bem ao seu respeito, porém, resolvi usar essa ilustração e o texto bíblico abaixo, que por si , fala muito bem sobre o AMOR...
ICoríntios 13,1-13
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, ae conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, bde maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna cpara sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, dé benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com
leviandade, não se ensoberbece,
5 não se porta com indecência, não busca eos seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 não folga com a injustiça, fmas folga com a verdade;
7 tudo sofre, gtudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor nunca falha; mas, havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em parte, hconhecemos e, em parte, profetizamos.
10 Mas, quando vier o que é perfeito, então, o que o é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque, agora, vemos por espelho em enigma; imas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

sexta-feira, agosto 21, 2009

Minha mãe, minha heroína...

Quem não conhece essa música?
E fala a mais pura verdade...
Nasci em Crixás/GO, infelizmente a minha mãe biológica, foi morar com Deus, devido doença de Chagas. O meu pai obedecendo a um pedido da mamãe, nos levou para o Nordeste e fomos criadas em Monteiro/PB, por uma tia materna, d. Delfina. Que em meio a tantas dificuldades, nos deu uma vida simples, mas digna. Fazia de tudo para não nos faltar o pãozinho de cada dia. Quantas vezes a gente acordava de manhã, ela ainda estava cochilando sobre a máquina de costura, desde a noite anterior. Foi tão humilhada por muitos da nossa família, que sempre tiveram uma situação financeira bem melhor do que a dela, contudo foi respeitada por muitos e sempre muito querida. Ela foi e é a nossa mãe. Recebeu uma escadinha de crianças de uma tacada só, rsrs. A minha irmã mais velha tinha 8 anos, as demais, 6, 4 , 2 e eu 3 meses. Imaginou, essa adoção de uma hora pra outra? Misericórdia!!! Era criança demais, problemas demais, tudo era demais. E ela ali, sempre firme, forte, sábia, protetora, MÃE, às vezes rígida, quando era necessário. Tanta coisa nos ensinou, entre tantas, a de sermos pessoas corretas, sensatas, justas, fiéis,a andarmos sempre no caminho correto, a nunca querermos o que é do outro ou sermos o que não éramos. Nos ensinou a termos comunhão com Deus, desde criança. Bíblia era lida sempre. Ai ai, se não fôssemos à igreja...
Sempre fui muito apegada a ela por não ter conhecido a minha outra mãe, pois, é a mãe que sempre conheci. E sempre a terei como a minha mãe querida e muito amada. Sei que tem defeitos, como todos nós, mas ela é a mãe mais linda do mundo, tem um coração... Tantas situações difíceis passamos juntas, e sempre superamos tudo. Estava sempre a nos apoiar, mesmo longe das nossas realidades, tentando aquilo que pra nós era importante ser realizado, nos dava forças, sempre. Inclusive com a nossa vinda pra cá, São Paulo.
Hoje, infelizmente, não mora aqui conosco, mora no Nordeste, sozinha, mas foi escolha dela. Aqui em São Paulo, ela sofre muito, por ser uma senhora independente, e aqui não tem essa independência. Lá é o mundo dela, a casa dela, os amigos dela, a Igreja que frequenta há anos. Tudo lá pra ela é melhor.
Com sua presença, suas tantas histórias, lendas, lágrimas, gargalhadas, aprendo muito. E peço sempre a Deus, que a deixe aqui conosco, por muitos e muitos anos, pois ela é essencial para nossas vidas. Não gosto de imaginar a minha vida sem minha mãe.
Quando vou visitá-la, sempre uma vez ao ano, fico o tempo todo do seu lado. Aproveito cada minuto, cada instante, pois, não sei quando terei essa honra novamente.
Nesse ano a minha mainha vai completar 80 anos. Que linda!!! Emociono-me ao falar dela. É o meu bem mais precioso. A minha jóia rara. É tudo de bom, é a criatura que mais amo aqui na terra, é a minha heroína. Exemplo de mulher, guerreira. Já enfrentou tantas perdas...E está firme.

E deixo pra você, esse texto abaixo, como reflexão, que apenas resume o que é ser mãe, porque mãe não se explica, é algo muito especial, sublime e só Deus pôde criar uma criatura sem igual.

Quando Deus criou as MÃES...

No dia em que o bom Deus criou as mães (e já vinha virando o dia e noite há seis dias) um anjo apareceu e disse:
- Por que tanta inquietação por causa dessa criação, Senhor?
E o Senhor respondeu:
- Você já leu as especificações desta encomenda? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico; deve ter 180 partes móveis e substituíveis; funcionar à base de café e sobras de comida; ter um colo macio que sirva para matar a fome das crianças; um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde perna quebrada até namoros terminados... e seis pares de mãos.
O anjo balançou lento a cabeça e disse:
- Seis pares, Senhor? Parece impossível!
- Não é esse o problema, disse o Senhor. E os três pares de olhos que as mães tem que ter?
E o anjo indagou: - O modelo padrão tem isso?
O Senhor assentiu.
- Um par para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar, que é que as crianças estão fazendo lá dentro (embora já o saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber. E naturalmente os olhos normais, capazes de fitar uma criança em apuros e dizer-lhe: Eu te compreendo e te amo, sem proferir uma palavra.
- Senhor, disse o anjo, tocando-Lhe levemente na manga, é hora de dormir. Amanhã é um novo dia...
- Não posso, replicou Deus, está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e convence uma criança de nove anos a tomar banho.
O anjo rodeou vagarosamente o modelo de mãe.
- É muito delicada, suspirou.
- Mas é resistente, respondeu o Senhor entusiasmado.
- Você não imagina o que esta mãe pode fazer ou suportar.
- E ela pensa? indagou o anjo.
- Não apenas pensa, mas discute e faz acordos, explicou o criador.
Finalmente, o anjo se curvou e passou os dedos pelo rosto do modelo de mãe.
- Há um vazamento, retrucou.
- Não é um vazamento, disse Deus, é uma lágrima.
- E para que serve? indagou o anjo.
- Para exprimir alegria, tristeza, desapontamento, dor, solidão, orgulho.
- Vós sois um gênio, disse o anjo.
Mas o Senhor ficou melancólico.
- Isso apareceu assim, naturalmente; não foi eu quem colocou nela...

(Autora: Erma Bombeck)

Um beijo para as mamães queridas, todo dia é o seu dia...


Ser sábio...eis a questão!!!

 

Estou aqui de novo, com muita satisfação de compartilhar com você, meu querido leitor, meu querido amigo, que sempre dar uma olhadinha no meu diário virtual e perde um tempinho lendo o que está postado e que de alguma forma chama a sua atenção.

Quando passamos alguns momentos na nossa vida e que esses mesmos momentos exigem decisões, respostas ou algo que nos deixa entre a espada e a cruz( acho que é assim esse ditado, pois, sou péssima em ditos, rsrs), vem aquela sensação de não ter acertado o alvo e aquelas perguntas vêm...será que dei o passo certo, será isso, será aquilo?Hum...torna-se uma confusão na nossa cabeça. Se você for parar pra observar o dia a dia de cada um, tem tanta coisa pra resolver. Pais em relação aos filhos, filhos em relação à escola, jovens em relação a namoro, faculdade, amigos. Mulheres a seus maridos e sua decisão de ter um emprego. Até dentro de nossas casas, os afazeres mais necessários e bobos, você se pega em dúvidas. As palavras a serem usadas em algumas situações e às pessoas. Como dirigir-se ao seu chefe, aos seus colegas, etc. E resumo tudo isso em relação ao que Deus quer que nós façamos, temos que descobrir o propósito de Deus para nossas vidas.
Eyshila, cantora gospel, ungida de Deus, canta ...

"O que queres de mim, Senhor?
O que queres da minha vida?
Qual é o caminho que eu tenho que seguir?
Qual é o meu chamado, a minha missão em Ti?
O que queres da minha casa?
Em que sonhos podemos investir?
Qual é a história que tu queres escrever pra mim?..."


É um hino que resume o principal, porém, se você cumprir o propósito de Deus, o que realmente é importante para Ele, seu senso de realização será enorme e a paz que excede todo o entendimento irá tranquilizar o seu coração.
Compartilho também, a história do Rei Salomão. Diz as Escrituras Sagradas, que não houve rei mais sábio e mais rico, que o rei Salomão. Começou tudo num sonho que ele teve com Deus, onde Ele perguntava o que o rei Salomão queria, e ele pediu um coração entendido para julgar o seu povo e discernir entre o bem e o mal, em outras palavras, pediu sabedoria e o Senhor se agradou do seu pedido, pois, ele não pedira poder e nem riquezas. E deu Deus a Salomão sabedoria e muitíssimo entendimento e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar. IReis 4:29

Lembro quando entrei no meu setor, na Med Imagem, tudo era coisa de Marte, era muito difícil aos meus olhos e pensei que não daria conta daquilo tudo, aparelhos, pacientes, protocolos, etc, etc...E comentei com a minha chefe, ela sendo evangelista, muito sábia, a Sônia Gama, me contou essa história de Salomão, que eu nunca tinha lido, e me orientou, que quando eu orasse pedisse sabedoria a Deus, que com certeza, Ele se agradaria da mesma forma que se agradou do pedido de Salomão. E desde então, em qualquer situação ou circunstância, tanto no setor como na minha vida secular, peço sim, sabedoria, e me é concedido. E não deixo de falar isso aos meus, às pessoas mais próximas que tenho oportunidades de conversar, pois o segredo é esse: em qualquer situação que estejas passando, peça ao Senhor sabedoria e você vai perceber os resultados das tuas decisões. Seja sábio, mediante a vontade de Deus. E se quiser conhecer esse pedacinho da história de Salomão, leia : IReis 3:4-15.

Boa leitura!!!

domingo, agosto 16, 2009

...e se eu me esconder?



E se eu me esconder, ir para longe, onde nada mais vai me frustrar?
Onde sufocarei o meu grito e a minha lágrima?
Fugirei do presente incontestável, impiedoso e de tudo que aflige a minha alma...
Dos seres malucos, que conspiram o mal a outros seres...
Da luta inconstante dos injustiçados.
Da luta constante que é o nosso dia-a-dia.
Fugir da descoberta de uma doença incurável.
Da ausência do filho amado ou daquele filho que nunca veio...
E se eu me esconder e sufocar os meus sonhos inacabados?
Olhar para minha vida e ver que tudo aquilo que conquistara, não passa de uma página virada, que o meu futuro não tem mais o mesmo sabor de vitória...
E que as pessoas que te rodeam, não passam de pessoas desinteressantes? Não têm atrativos, nem tampouco qualidades...
Não, não...
Se eu começar a me esconder, vou correr o risco de não me achar mais.
Estaria iniciando mais um problema, em seguida do outro.
Passarei a ser um soldado que fugiu da primeira luta que foi alistado e derrotado. Não soube esperar a sua vitória, ainda na sua segunda luta.
De que adiantaria fazer tudo isso, se a vida continua, com problemas, surpresas, dia após dia...e que você tem que viver "dia após dia", seus medos, suas conquistas, seus ideais, seus sonhos, e chegar ao ponto que todo ser humano quer chegar, ser realizado, feliz...
Já imaginou a vida de Jó? E se ele tivesse se escondido? Não teria tido o prazer de ver o dobro da prosperidade que tinha antes, concedido por Deus.
Tudo aconteceu, todas as tragédias, que poderiam acontecer a um ser humano, a Jó aconteceu. Perdeu bens preciosos, filhos e a própria saúde, porém, ainda teve a sabedoria e disse: " o Senhor o deu, o Senhor o tomou: bendito seja o nome do Senhor."Jó 1:21
Como é duro ter que conviver com problemas...E se olharmos para o lado, o problema do vizinho é maior que o nosso e como lidar com isso?Certamente é não se esconder...Deus sabe todos os "porquês", e lembro de um hino, que gosto muito e fala assim: Esqueça os porquês, também os talvez, nada mais vai acontecer no seu viver, além do que Deus preparou pra você.
Enquanto estamos sofrendo, não conseguimos ver os "porquês". Somente depois de tudo ter passado é que percebemos que Deus cumpre as promessas . Ele faz todas as coisas cooperarem juntamente para o bem. Seja sempre otimista, mesmo em meio à luta de cada dia. E termino esta postagem com uma citação bíblica que sempre lembro dela, nas horas de difilculdades...
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Rm 8:28

Você pode até perguntar o porquê de tantas coisas, o problema é obter respostas imediatas, e pra não ficar frustrado, coloque todos os seus anseios nas mãos de Deus, pois, Ele complica, mas depois explica, fique tranquilo!!!

quarta-feira, agosto 05, 2009

Deus não pode mudar o seu passado, mas pode mudar o seu futuro...


"Deus proverá" Gênesis 22:8a.

Foi o que Deus disse, quando ainda no convento, pedia-lhe em oração e lágrimas, para sair e ter uma vida feliz e realizada (não que lá não fosse feliz, feliz eu era, eu não era realizada). E aguardei pacientemente a demora do Senhor. Saí do convento e agora? Voltei para Monteiro, com novos pensamentos, vontade de trabalhar, estudar, ter uma vida independente e normal. As dificuldades começaram a aparecer...As irmãs Lourdinas, não me deram oportunidade em Monteiro e mais uma vez, Deus colocou anjos na minha vida, colocou uma senhora muito linda, dona Fátima, esposa do sr. Moura, a mesma me apresentou ao seu esposo, que nessa época , era diretor de uma escola (CNEC). Como tinha feito o Magistério, comecei a lecionar nessa escola e noutra pela Prefeitura, que outra Fátima, também muito querida por mim, me ajudou a entrar. No decorrer dos 3 anos e meio, tivemos muitos problemas em relação a salário, e não deu mais para ficar lá e como as minhas irmãs moravam aqui, em São Paulo, fizeram-me o convite e aventurei-me, na certeza que Deus estava no controle e que aqui me ajudaria também. Logo, logo, arrumei um emprego, depois outro e fiz os meus cursos, já citados em outros textos abaixo. Conheci o meu amigo Arnaldo, hoje meu esposo, e ele evangélico e eu católica. Começamos a conversar sobre, porque não tinha como não fazê-lo e Jesus vai e Deus vem, e começou a dar um nó na minha cabeça, rsrsrsrs. O casamento se aproximando e como desenrolar tudo isso? Fui conversar com o padre do nosso bairro , porque eu que queria casar na igreja católica e o Arnaldo não, porém, o padre não quis me casar lá, por namorar um evangélico. O Arnaldo já tinha conversado com o Pastor da Igreja que congregava Assembléia de Deus, Ministério Casa Verde Alta e ele não exitou e disse que nos casaria, sim. Casamos e eu continuava católica, porém, chateada com o padre, que não quis me casar. E sempre visitava a igreja do meu esposo e lá comecei a perceber diferenças e me sentir muito bem e comecei a perguntar a Deus, o que fazer...e como Ele fala mesmo, começou a me mostrar na Bíblia, coisas que nunca tinha lido antes, e me interessei em saber mais, e fui ficando por lá mesmo. Como o título deste texto fala, que são palavras do meu Pastor Delfino Brunelli Júnior ( homem de Deus, muito amado por nós), muita coisa foi mudando, a minha visão espiritual, mudou. Fiquei com uma regra de fé, que nós todos precisamos ter, a Palavra de Deus, porque é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hebreus 4:12. Outro versículo que falou muito comigo, num dos cultos que participei : "Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus." Mateus 10:32-33. A partir daquele dia, fui buscando experiências com Deus e tudo foi ficando diferente, é muito bom buscá-Lo, sentir a sua presença e são esses momentos que desejo, que todas as pessoas que conheço, família, amigos, vizinhos, também sintam e vivam intensamente. É algo sobrenatural, é a alegria do próprio Deus que manifesta-se em nós. A nossa vida já é tão difícil, o nosso passado, as coisas que praticávamos, tudo fica sem sentido, buscamos uma vida nova em Jesus. E Ele nos completa de uma forma maravilhosa. "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." 2 Coríntios 5:17. Muita coisa aprendi na Igreja Católica, principalmente, ter comunhão com o próprio Deus, conheci e aprendi muito com cristãos fervorosos de lá, porém, Ele me quis noutro lugar, e esse lugar é refúgio pra mim, é lá que levo as minhas angústias, meus problemas, minhas dúvidas, minhas soluções, minhas alegrias. " Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração." Jeremias 29:12-13. Esses e outros versículos, resumem o que sinto e falo, que vale a pena ouvir e seguir a voz de Deus, Ele fala de várias maneiras, o que precisa é estarmos atentos e querermos que Ele fale, e às vezes temos que calar para ouvir, porque Ele não fala quando estamos ansiosos, primeiro temos que lançar sobre ele toda a nossa ansiedade, porque ele tem cuidado de nós.1 Pedro 5:7 .

Tudo que vivi, tudo que passei, e chegar aonde cheguei, espiritualmente falando, faria tudo de novo, porém, não teria perdido tanto tempo. E quando falo que sou um ser inacabado, vejo muitas coisas a serem mudadas ainda em mim, tenho muito o que viver e propagar esse amor, que se renova a cada dia e se resume no versículo: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:16.

Pare e reflita sobre a sua vida espiritual, se realmente você é feliz aonde está, senão, não perca tempo, pois existe um Deus Maravilhoso e que te ama muito e quer te ver feliz sempre. E ainda diz "e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! Mateus 28:20b

terça-feira, agosto 04, 2009

Nosso papai querido


Depois que comecei esse diário virtual, venho dias a fio, tentando escrever algo sobre o papai. Confesso que está difícil, porém, o dia dos pais está aí, e não quero que esse dia passe em branco, pelo menos aqui no diário. Tentarei escrever como homenagem a ele, que foi e será sempre o meu papai querido.

Depois de um ano que o Senhor recolheu a minha irmã Núbia, o nosso pai apareceu com um adenocarcinoma de laringe ( ca de língua), devido 58 anos fumando 60 cigarros/dia e alguns anos bebendo. E aquela tão sofrida luta reiniciara... Minhas irmãs, meu esposo, amigos e chefia do Beneficência, devem lembrar a minha correria, São Paulo/ Goiás, Goiás/São Paulo. Foi cansativo demais! Pensei que não daria conta! Até que um dia, o papai resolveu vir para São Paulo e consegui o tratamento oncológico pra ele. Era muito teimoso, nordestino da gema, o mais velho dos irmãos, tinha sua própria autonomia, era um senhor muito cheio de hábitos e costumes, super-vaidoso, se achava o gostosão, rsrsrs, amava cremes, perfumes, gel, celular, era muito engraçado, carinhoso, trabalhador e tinha também o seu lado ríspido, cheio de vontades próprias, pra ele ninguém sabia nada, dizia sempre que o pessoal do hospital não entendia nada...hilário, não? E com todo o tratamento feito contra o câncer, o tumor diminuiu, mas ele não quis operar e aquilo voltou de uma forma muito agressiva e não pôde mais fazer tratamento nem cirurgia. E resolveu ir para Crixás/GO, cidade onde morava e lá aumentou a dificuldade para ingerir, falar, caminhar, teve um quadro de piora muito rápido, mais ou menos 3 meses ( bastante tempo para um ser humano mais jovem, mas ele suportou bem, pois era muito forte), e a nossa madrasta Maria, tadinha, sempre do lado dele, cuidando, sofrendo, na esperança que o papai melhorasse e continuassem aquela vidinha pacata que eles tinham há 28 anos juntos. Infelizmente ou felizmente o papai foi embora, descansou daquele sofrimento, que só nós que estávamos perto dele, nos seus últimos dias de vida, pudemos observar. Quando o vimos no hospital lá em Crixás, achávamos que seria outro homem, de tão esquelético, tão sofrido. Pensei: Esse não é o papai!!! Homem forte, corajoso, cheio de vida. Agora acabadinho, sem forças, fraquinho...Como foi difícil pra nós, esposa, filhas e irmãos. Dentro de 1 ano e meio, o papai passou por tudo e faleceu. Deixou alguns exemplos, de ser um cidadão competente, responsável, organizadíssimo. Tinha palavra de homem, sempre deixava isso bem claro. Não fomos criadas por ele, morávamos no Nordeste quando mais novas, e muito pouco convivemos e aprendemos com ele, mas o pouco que aprendemos e vemos hoje, é que cada uma de nós tem um pouquinho do papai. Ele sempre falava pra todo mundo que nós parecíamos com ele, porque ele era bonitão, rsrsrsrs.

E agora, vamos passar o 1º dia dos Pais, sem o nosso pai. Sensação estranha e que ao longo do tempo, teremos que nos acostumar com isso, com a sua ausência. Se não fosse o maldito vício do cigarro, certamente passaríamos muitos e muitos anos, felizes, sabendo que mesmo noutro estado, o papai estaria a nos esperar. Deus foi muito generoso, em todos os momentos. Nos direcionou, colocou anjos no nosso caminho, profissionais muito bons, e nós filhas, esposa e genros, fizemos o que estava ao nosso alcance, para que o papai tivesse uma sobre-vida tranquila. E tudo foi da maneira que tinha que ser. Ele passou por tudo isso, mas também nunca brigou com Deus. Ele sempre me dizia : O nosso Senhor sabe até onde eu posso ir. Tenho certeza que o papai, ao longo desse tempo árduo, teve um encontro real com Deus e foi em paz. Quem sabe, encontrar-se com a nossa querida irmã Núbia, além do Rio Azul...